sábado, 28 de maio de 2022

Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa (1986)

Poster
IMDb
Após Spock (Leonard Nimoy) ter sido resgatado, o almirante James T. Kirk (William Shatner) e sua tripulação decidem voltar à Terra, para enfrentar as acusações por participarem de uma missão não-autorizada e roubarem a U.S.S. Enterprise. Porém, repentinamente os acontecimentos tomam um outro curso, pois a Terra, no século XXIII, recebe uma estranha "visita" quando uma sonda espacial aparece e emana sons estranhos para a planeta, aparentemente esperando por uma resposta. Com o passar do tempo, a sonda começa a causar grandes tempestades, ameaçando a destruição da Terra, pois está ionizando a atmosfera e as fontes de energia entraram em colapso. Além disto as naves em órbita estão inoperantes e a sonda está vaporizando os oceanos. Kirk e sua tripulação são avisados que a humanidade perecerá se não for achado um meio de responder a sonda. Spock então conclui que o som é o canto das baleias-jubartes, em uma tentativa de se comunicar com estes cetáceos. Porém, como elas foram extintas no século XXI, nunca haverá resposta e a Terra está com os dias contados. Assim só resta uma saída para Kirk e sua tripulação resolverem este gravíssimo problema: voltar no tempo até o século XX, pegar um casal de baleias-jubartes e levá-las até o século XXIII, onde eles poderão responder à sonda e assim salvar o planeta.
Direção: Leonard Nimoy
Elenco: William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley
Curiosidades:
Intenção original
O primeiro roteiro do filme se chamava "The Trial of James T. Kirk" e se baseava no julgamento do capitão Kirk solicitado pelos klingons, devido aos eventos de Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock. O julgamento perdeu espaço no filme após a aprovação do estúdio para a inclusão da viagem no tempo na história.
Foi por pouco
O ator Eddie Murphy esteve cotado para participar de Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa, no lugar de Catherine Hicks. A presença de Murphy apenas não ocorreu por dois motivos: a Paramount não queria reunir em um mesmo filme elementos de suas duas mais lucrativas franquias, as séries "Jornada nas Estrelas" e "Um Tira da Pesada", e Murphy havia assinado recentemente para estrelar O Rapto do Menino Dourado (1986).
Mamíferos mecânicos
Algumas das cenas com baleias exibidas no filme foram feitas usando modelos animatrônicos dos animais.
Reaproveitação
A viagem no tempo usada neste filme é a mesma exibida no episódio "Tomorrow is Yesterday", da série de TV "Jornada nas Estrelas".
Pioeneira
A capitã da USS Saratoga, que aparece logo no início do filme, é a primeira mulher a ser vista como comandante de uma nave em toda a cronologia da série "Jornada nas Estrelas".
Uma alavancada na série
O sucesso comercial de Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa estimulou as emissoras de TV norte-americanas a produzirem uma nova série baseada na nave Enterprise. Já no ano seguinte estreava "Jornada nas Estrelas - A Nova Geração", com os atores que futuramente viriam também a estrelar os filmes da série "Jornada nas Estrelas".
Saga
Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa é o 4º de uma série de 12 filmes baseados na série da TV americana Star Trek. Os demais foram:Jornada nas Estrelas - O Filme (1979), Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982), Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock (1984), Jornada nas Estrelas V - A Fronteira Final (1989), Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991), Jornada nas Estrelas - Generations (1994), Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996), Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998), Nêmesis (2002), Star Trek (2009) e Star Trek 2 (2013).
Download:

Um comentário:

  1. Olá boa tarde, parabéns pelas postagens dos filmes. Gostaria de obter esse filme se possível, como faço para adquirir em ISO dvd5? Ficarei muito grato pela atenção.

    ResponderExcluir