domingo, 12 de julho de 2020

O Templo de Shaolin (1976)

Poster
IMDb
Este DVD por si só já é um marco. É o primeiro filme a ser lançado oficialmente no Brasil em DVD do lendário estúdio Shaw Bros., já que seus filmes ficaram sem distribuição oficial no mundo inteiro por toda a era do VHS, podendo ser vistos apenas em cópias piratas trocadas por colecionadores e em DVDs de qualidade e origem duvidosa lançados nos EUA. Aqui já temos a cópia do filme totalmente restaurada e remasterizada, fruto do trabalho da empresa Celestial, que agora controla o catálogo do estúdio e está restaurando todo o seu acervo.

Neste filme, o grande diretor Chang Cheh (falecido em 2002, foi mentor de várias figuras famosas do cinema de HK, como John Woo) conta uma versão romanceada de um marco da história das artes marciais: a destruição do Templo de Shaolin, o que resultou na popularização do Kung-Fu pelo mundo, já que os monges sobreviventes ao ataque passaram a ensinar abertamente a arte marcial, justamente para que ela não caísse no esquecimento. Para isso, Chang contou com um verdadeiro batalhão de astros do cinema de artes marciais, já que a Shaw Bros. funcionava como na Era dos Estúdios de Hollywood, com astros que assinavam contratos de exclusividade. Assim temos nomes consagrados como David Chiang e Ti Lung (que ficou mais conhecido no Ocidente uma década depois, quando fez "Alvo Duplo", de Woo) ao lado do jovem e carismático Alexander Fu Sheng (falecido precocemente em um acidente de carro em 1983) como estudantes do templo que logo terão que enfrentar as tropas Ching.

Como é de se esperar de uma grande produção do estúdio, tudo é muito bem cuidado, desde os cenários aos figurinos, com uma fotografia competente e cenas de luta complexas e bem coreografadas. Ainda que não seja tão frenético quanto os filmes de luta atuais (ou mesmo filmes posteriores de Chang), vale a pena descobrir e curtir o clima épico desses filmes da velha escola do Kung-Fu. O sucesso do filme viria a criar um sub-gênero de histórias sobre o Templo, onde se encaixam outras clássicas fitas como "A Câmara 36 de Shaolin", de Lau- Kar Leung e "O Templo de Shaolin em Chamas", de Joseph Kuo. Não confundir com filme homônimo de 1982, produção da China continental que marcou a estréia no cinema de Jet Li.
Rubens Ewald Filho
Direção: Cheh Chang
Elenco: Sheng Fu, Kuan-Chun Chi, Lung Ti
Download: https://cptmax.forumeiros.com/

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelas postagens amigo, forte abraço

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse filme adorei meus parabens pela postagen do filme

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado! Arquivo Perfeito.

    ResponderExcluir