terça-feira, 14 de março de 2023

Shrek (2001)

Poster
IMDb
Em um pântano distante vive Shrek (Mike Myers), um ogro solitário que vê, sem mais nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada, como três ratos cegos, um grande e malvado lobo e ainda três porcos que não têm um lugar onde morar. Todos eles foram expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad (John Lithgow). Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrar Farquaad e com ele faz um acordo: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro (Eddie Murphy) resgatarem uma bela princesa (Cameron Diaz), que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa logo eles descobrem que seus problemas estão apenas começando.
Direção: Andrew Adamson, Vicky Jenson
Elenco: Mike Myers(narração), Eddie Murphy(narração), Cameron Diaz(narração)
Curiosidades:
A origem de Shrek
O personagem Shrek foi criado pelo escritor William Steig em 1990, sendo que apenas 5 anos depois a DreamWorks SKG e a Pacific Data Images começou a trabalhar na sua adaptação para os cinemas.
O sotaque de US$4 milhões
Após Mike Myers completar sua função em Shrek, ele decidiu que seria melhor se tivesse dado ao personagem um sotaque escocês. Após ouvir uma fita demo com a nova voz, a DreamWorks decidiu por regravar as falas do personagem principal com este novo sotaque, gastando para isso mais US$ 4 milhões.
Mudança no elenco
O ator Chris Farley foi originalmente o escolhido para dar voz ao personagem Shrek. Farley chegou inclusive a gravar alguns diálogos para o personagem mas, com sua morte, terminou sendo substituído por Mike Myers nesta função.
Shrek brasileiro
Inicialmente seria Mauro Ramos o dublador de Shrek na versão brasileira. Ele já havia gravado toda a dublagem para o filme quando, devido a uma ação de marketing, a UIP decidiu substituí-lo por Bussunda, integrante do grupo humorístico Casseta & Planeta.
Gigante
O personagem Shrek tem 2,13 metros de altura.
Sequências
Seguido por Shrek 2 (2004), Shrek Terceiro (2007) e Shrek para Sempre (2010).
Palma de Ouro
Shrek foi o 1º filme de animação desde O Mundo Selvagem, de 1974, a concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Download 1080p

Nenhum comentário:

Postar um comentário