sábado, 2 de abril de 2022

Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Poster
IMDb
Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria "Os Dez Mandamentos" que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman
Curiosidades:
Deixou a chance passar
O primeiro ator contactado para interpretar Indiana Jones foi Tom Selleck, que teve que abdicar do papel devido ao seu trabalho na série de tv americana Magnum, P.I. (1980–1988).
Mudança na cena
O roteiro original previa uma longa luta entre um homem com uma espada e Indiana Jones. Entretanto, como Harrison Ford estava com diarréia no dia de filmar esta cena, perguntou ao diretor Steven Spielberg se ela poderia ser diminuí­da. Spielberg por sua vez respondeu, em tom de brincadeira, que ela apenas poderia ser diminuí­da se Indy resolvesse apenas sacar sua arma e atirar no homem. Todos os presentes riram da ideia e o diretor decidiu filmá-la exatamente deste modo.
Um verdadeiro serpentário
Para filmar a sequência em que Indiana Jones se vê às voltas com dezenas de cobras, a produção procurou em todas as lojas de animais de Londres e do sul da Inglaterra pelos mais diferentes tipos de cobras e levou aos sets todas as que conseguiram encontrar. Entretanto, quando todas foram reunidas no set de filmagens, o diretor Steven Spielberg percebeu que a quantidade conseguida ainda estava longe do número ideal de serpentes necessárias para rodar a cena. Deste modo, Spielberg cortou pedaços das pernas de calças antigas e colocou-os misturados às cobras, para que desse a impressão de que havia um número muito maior de animais do que o que realmente estava nos sets de filmagens.
Referência a Star Wars
O avião de Jock possui como registro a sigla "OB-CPO". Trata-se de uma homenagem a Obi-Wan Kenobi e C-3PO, ambos personagens da saga Guerra nas Estrelas, criada por George Lucas.
O olhar atento vai perceber
Nos hieroglifos encontrados por Indiana Jones no Poço das Almas, podem ser vistos, à direita de Indy, as inscrições com as palavras R2-D2 e C-3PO, outra homenagem saga Guerra nas Estrelas.
Início da série
Os Caçadores da Arca Perdida é o primeiro filme baseado no personagem Indiana Jones. Foram ainda lançados outros três são: Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). O diretor Steven Spielberg anunciou que irá dirigir e produzir o filme Indiana Jones 5, ainda sem data de lançamento prevista.
Download:

Um comentário:

  1. muito obrigado mesmo, tá bem difícil conseguir iso desses clássicos

    ResponderExcluir